Quando crianças estão entre amigos, podem ser capazes de aprontar muitas coisas impressionantes.
Minha mãe sempre me dizia que uma criança sozinha era mais fácil de cuidar, pois ela teria medo de fazer muitas coisas inconsequentes, mas crianças juntas poderiam fazer muitas travessuras.
Particularmente concordo com ela, e observei isto na minha vida e na vida de outras crianças e adultos, quando estamos com pessoas com quem podemos contar nos dispomos a correr riscos que não correríamos se estivéssemos sozinhos e parte disso tem muito a ver com a confiança.
A confiança é um ingrediente poderoso nas relações humanas, pois nos dá segurança para ir fundo em uma jornada perigosa.
Quando estamos com amigos temos a tendência de assumirmos riscos mais facilmente e tomamos coragem para ousar mais do que se estivéssemos sozinhos, e isto é muito importante para a evolução do que quer que seja que estivermos fazendo.
Joguei dominó em dupla por alguns anos e aprendi que é fundamental saber fazer uma boa amizade para que a dupla possa jogar em conjunto, uma vez que um não pode se comunicar verbalmente com o outro, pois toda a interação durante o jogo deve ser através da obervação sutil dos passos do parceiro, do conhecimento prévio de como o outro age e de suas expressões corporais.
Nos times de Produto que trabalhei vivenciei isto inúmeras vezes, quando havia amizade entre o time a produtividade e a capacidade de tomar decisões disruptivas se tornava maior, pois todos estavam mais animados, como se estivessem em uma aventura. Penso que ficamos adultos, mas nosso trabalho pode ser apenas uma outra forma de brincar.
Amizade como uma ponte entre setores
Meu pai sempre me disse para tratar bem os garçons, os porteiros e as pessoas de RH, isso porque nunca se sabe quando você vai precisar deles, uma vez que podem ser fundamentais para lhe tirar de uma enrascada.
É claro que devemos tratar bem todas as pessoas, mas o que ele quis ensinar foi que quando precisamos da ajuda de alguém, esta ajuda pode vir mais rápido dependendo do quanto a outra pessoa lhe aprecia. Podemos pensar que no trabalho as pessoas são obrigadas a fazer suas tarefas, mas a verdade é que nós humanos temos um aspecto emocional que se bem tratado pode nos deixar incentivados a agilizarmos um processo para auxiliar alguém de que temos apreço.
Para toda esta situação ocorrer é necessário também uma cultura organizacional sólida que incentive um ambiente de trabalho de respeito e empatia. E também só funcionará com a verdade, caso tente falsificar o que sente por alguém, em determinado momento sua máscara irá cair e sua credibilidade será manchada.
Então é fundamental que você estude sobre empatia, psicologia e goste de fato das pessoas, pois se você for amigável de forma genuína isto será sentido por todos e as pessoas confiarão em você. É claro que isto nem sempre é possível, e nestes casos eu sugiro mater simplesmente a maior educação possível.
No meio corporativo, temos setores distintos que se complementam, e invariavelmente precisamos lidar com pessoas de outras áreas, dependendo da amizade que construiu com as pessoas dessas áreas você será capaz de obter resultados com mais eficiência do que qualquer outra pessoa.
Comments