top of page

Aprendizados sobre Cultura de produto e Product Discovery

Atualizado: 12 de out. de 2021



As metodologias de design evoluem rapidamente e atualmente fala-se muito da cultura de produto, discovery, product design, product management, este artigo vai lhe ajudar a entender estes assuntos.


Atualmente trabalho em uma empresa de SAAS (Software as a service) do segmento de lawtech ou legaltech e quando entrei em 2017 estávamos em um período onde ainda falávamos de UX e UI. Com o passar dos anos conhecemos o livro Inspired: How to Create Tech Products Customers Love então começamos a mergulhar nesta ideia de "Produto". Para isto estudei o livro e comecei a seguir os canais que tratavam do assunto, até que entendemos que a pesquisa qualitativa e quantitativa poderia ser intermediada por um papel importante, o de Product Management, que deveria liderar o processo de Discovery.

Este livro agora conta com versão em português com o nome de Inspirado: Como Criar Produtos De Tecnologia Que Os Clientes Amam.


Explicando de forma resumida, o Discovery é uma etapa estratégica onde o Product Manager deve realizar investigações dentro e fora da empresa em busca de criar uma lista de itens com altas chances de serem consumidas, que tragam lucro e contribuam para o crescimento do negócio.


Com o product manager podemos ter uma visão mais estratégica do que devemos construir a cada período de desenvolvimento e através do Discovery começamos a estreitar mais o contato com os clientes.


Como Product Designer meu papel é auxiliar e facilitar as técnicas de pesquisa qualitativas e quantitativas e compreender as dores dos clientes e as estratégias que adotaremos para solucionar os problemas, considerando restrições de negócios, jurídicas, tecnológicas, culturais, comportamentais e de prazo.


Quando um problema é eleito para ser solucionado, o processo em que tenho trabalhado possui no geral as seguintes etapas:

  • Imersão

  • Ideação

  • Prototipação

  • Testes

  • Ajustes

  • Escrita de Pitch

  • Desenvolvimento

  • Acompanhamento do time

  • Aprendizados da funcionalidade lançada

Isto é realmente semelhante à outras abordagens, mas o que aprendi foi que a cultura de produto trouxe no papel do product manager uma consolidação das atividades de Gestão de projetos, Pesquisa com usuários, Design Thinking, Service Design entre outras, ou seja uma visão mais holística do produto.

O que muda no dia-a-dia é que como designer posso estar junto com o Product Manager auxiliando o Discovery e compreendendo as dores dos clientes, mas ter foco em técnicas de pesquisa qualitativa, quantitativa, facilitações em interações com stakeholders, na usabilidade e no design. Isto ajuda muito, pois na maior parte do tempo o que será trabalhado faz realmente sentido do ponto de vista de desejabilidade (os clientes querem utilizar), sustentabilidade (faz sentido financeiramente) e viabilidade (é possível de construir dentro das restrições existentes). Digo isto, pois é muito comum que funcionalidades sem aderência de mercado sejam construídas ininterruptamente nas empresas de tecnologia sem que tragam valor para as pessoas.


Para entender o que alguns especialistas de Product Management dizem vejamos algumas citações.


"Product Management é a área responsável por fazer a conexão entre a estratégia da empresa e os problemas e necessidades dos clientes por meio do software. Ela deve, ao mesmo tempo, ajudar a empresa a atingir seus objetivos estratégicos enquanto soluciona os problemas e as necessidades dos clientes".

Joaquim Torres


"A trilha de Discovery é sobre rapidamente gerar itens validados para o Product Backlog, e a trilha de Delivery é sobre desenvolver softwares de forma a entregá-lo na mão dos usuários o mais rápido possível".

Marty Cagan



Product Delivery é o processo de construir de forma Lean, o que foi encontrado em Discovery. Segundo Cagan também é preciso sempre avaliar o risco de Valor, Usabilidade, Viabilidade técnica e de Negócio e precisamos descobrir se:

  • Estamos trabalhando em um problema real?

  • Existe demanda?

  • Conhecemos o problema o bastante?

  • Usuários vêem valor a ponto de usá-lo ou comprá-lo?


Outro conceito fundamental da cultura de produto é buscar Outcomes (resultados) ao invés de Outputs (entregas).


"No final do dia, seu trabalho é minimizar a entrega (output) e maximizar o resultado (outcome) e o impacto".

Jeff Patton

User Story Mapping


Sobre a área de produto, pode-se entender que ela tem como função ser responsável por todos os aspectos de um produto, desde os objetivos estratégicos até a experiência do usuário, durante toda a vida do produto, da concepção até o fim.


Uma parte importante deste processo é mensurar os resultados através de métricas qualitativas e quantitativas, ou seja após a entrega de um produto é preciso acompanhar o seu desempenho e as impressões dos consumidores.


É claro que tudo isto é comumente desafiador. Penso que estas metodologias necessitam de adaptação e maturação dentro do processo de cada empresa, que a primeira etapa para evoluir este processo é estudá-lo e tentar construir um pouco de cada vez dentro do time de produto. Obviamente é uma intenção que pode vir dos gestores ou do time e cada contexto possui os seus desafios.


Outro ponto importante é que a proposta da abordagem de produto deve ocorrer em uma trilha de contínua descoberta e contínua entrega, ou seja, enquanto o Product Manager está trabalhando no discovery do que já foi entregue e do que deverá entrar para desenvolvimento no próximo período, deve haver um time de produto autônomo (desenvolvedores, designers, analistas de qualidade) que deverão estar iterando e aprendendo com as entregas parciais do produto, fazendo testes de usabilidade por exemplo em produção (sistema online disponível para clientes), isto é também chamado de Dual Track Agile.




O objetivo do Discovery é aprender rápido e não validar hipóteses. As hipóteses devem ser validadas com o produto nas mãos dos clientes, em um cenário real. Após o lançamento de uma funcionalidade o Discovery continua através das pesquisas e finalmente as hipóteses poderão ser validadas.


Links para saber mais sobre Produto:

100 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page