top of page
  • Foto do escritorjohn morais

O papel do designer de produtos digitais

Atualizado: 29 de jan. de 2023



O Product designer tem como foco evoluir os produtos através de métodos e processos do Design Industrial. Os designers de produto atuam colaborativamente com outros profissionais afim de desenvolverem artefatos sustentáveis do ponto de vista do negócio, viáveis tecnologicamente e desejáveis pelas pessoas.


O rádio da imagem a seguir é de uma famosa empresa alemã, a Braun, com um design minimalista influenciado pela Escola de Ulm (considerada a Bauhaus do pós-guerra) tornou-se uma das empresas que mais influenciaram o design contemporâneo.


Radio SK-2 da Braun, de 1955
Radio SK-2 da Braun, de 1955

Existem milhões de tipos de produtos que os designers podem desenvolver, como vassouras, rádios, aeronaves, automóveis, programas de computador ou processos, como a melhoria da experiência das pessoas em um hospital, alguns chamam isto de Design de Serviço.




Desta forma o designer de produto possui um perfil generalista e acompanha toda a cadeia de produção dos artefatos. Apesar deste termo já ser utilizado há muitos anos pelos designers de produtos físicos, atualmente tem ganhado bastante aderência pelos designers de produtos digitais.


Um importante livro estudado nas academias de design é o de PRODUCT DESIGN - Practical methods for the systematic development of new products. Nele o autor traz métodos universais para o desenvolvimento de produtos.



Product Design (M. R. Baxter, 1998)




O product designer nas empresas de tecnologia

Em um cenário onde a concorrência está a um clique de distância, as empresas de tecnologia que desenvolvem produtos digitais tentam se consolidar ou manter-se no mercado buscando atender uma clientela muito exigente, com isto o número de designers de produtos digitais tem crescido aceleradamente.


A necessidade de um Designer de produto surge quando é fundamental que o produto seja fácil de usar, tenha ergonomia, estética e esteja aderente ao mercado.


Neste contexto o Designer de produto foca na experiência do usuário buscando entender profundamente o problema existente e desenvolvendo um projeto com métodos e técnicas para encontrar soluções que sejam desejáveis para os clientes, viáveis de construir e sustentáveis para o negócio.



Principais atividades

O trabalho do Designer de Produtos digitais pode seguir diversas abordagens, e suas responsabilidades podem divergir de empresa para empresa, mas no geral os processos são semelhantes com as da metodologia do duplo diamante, começando com as etapas de investigação e definição do problema.


Após estas etapas o Product Designer começa a esboçar ideias para que as propostas de solução fiquem mais claras. Em seguida o designer pode testar suas hipóteses e avaliar como está se dando a experiência dos clientes. Por último vem a etapa de refinamento para que o produto siga pro cliente com um excelente acabamento.


O trabalho do Product Designer é colaborativo e na etapa de descoberta deve ocorrer junto com pessoas que possuem o papel de entender e tomar decisões sobre negócios e engenharia. É necessário que este profissional articule suas decisões de design com vários outros profissionais e assegure que todos estejam alinhados quanto as soluções propostas.


O trabalho de articulação e política se faz presente com frequência, pois o design precisa atender diversos requisitos como regras de negócio, limitações técnicas e de prazo, riscos de usabilidade, riscos jurídicos ou de marketing e vários outros dependendo da natureza do problema.


Ser um designer de produto no dia-a-dia é conversar com muitas pessoas, ajudar a definir soluções em equipe e orquestrar o processo para concepção do design, caso contrário o design pode não resolver o problema de negócio, pode ser impossível de construir no prazo estabelecido ou oferecer uma péssima experiência para o cliente. Cada área de uma empresa possui suas próprias metas para alcançar e a cultura de experiência do usuário pode não estar bem estabelecida, então aí se faz urgente o poder de persuasão.



Foco de atuação

O foco de atuação do Designer de produto tem se popularizado dentro das Squads da área de tecnologia, mas pode ocorrer de diversas formas e cenários.


As principais atividades do Product Designer, são orientadas às tarefas que os usuários deverão executar no produto, abaixo é possível ver destacado de roxo estas etapas, a partir do diagrama dos Elementos da Experiência do Usuário (Garret, 2002).




Momentos onde o Product Designer atua

Atualmente muitas empresas de tecnologia estão aderindo ao modelo de continuous discovery e continuous delivery, isto basicamente quer dizer que há um momento onde se pesquisa e aprende e outro onde se constrói e melhora, sendo chamados assim como tradução livre de "Descoberta" e "Entrega".


Por trás da simplicidade do que foi dito, é preciso salientar que a adoção eficaz deste modelo não é fácil, pois necessita que o time de engenharia, design e produto estejam alinhados, com uma estrutura de tecnologia avançada e processos maduros.



Discovery

Neste momento o papel do Designer de produto é participar do Discovery junto com o Product Manager, investigando as dores, necessidades e problemáticas dos usuário e analisar os objetivos de negócio, esta interação é importante para que o designer entenda profundamente o problema e possa gerar várias hipóteses de solução.


O designer deve explorar problemáticas investigando suas causas com pesquisas qualitativas, quantitativas, criação de fluxos, diagramas, técnicas de facilitação para geração de ideias, alinhamentos com o time de engenheiros, fornecedores ou outros envolvidos.



Delivery

Neste momento o papel do Designer de produto é trabalhar junto com a Squad que é composta de engenheiros e analistas. Isto ocorre transformando as ideias em interfaces de alta fidelidade e documentando-as para que os engenheiros possam construir e entregar ao cliente.



O que concluímos?

Apesar do termo "Design de produto" não ser novo, e o conceito geral do escopo de trabalho ser antigo, percebemos que a profissão de Design tem evoluído e se difundido profundamente no mercado de produtos digitais.


Vale lembrar que este profissional já foi nomeado de Arquiteto de informação, Designer de Interação, Designer da experiência do usuário, UX/UI, e outros, eventualmente as atribuições e foco de atuação pode mudar com o tempo e o local.


A grande novidade que percebo é a interação do designer com a figura do Product Manager que atua conectando negócios, pessoas e tecnologia para que a empresa construa coisas que as pessoas realmente consumam. Veja mais sobre cultura de Cultura de Produto e Product Discovery.

187 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


João Ricardo
João Ricardo
Oct 13, 2021

Morrendo de vontade de ver suas considerações sobre a Bauhaus...

Like

Débora Monteiro
Débora Monteiro
Oct 13, 2021

Muito bom!😀

Like
bottom of page